Beleza exterior

Dica express: como lavar os cabelos

Posted on: outubro 12, 2010


Em primeiro lugar, eu sei que o título desse post parece uma babaquice, porque oi, lavar os cabelos? Eu sei fazer isso desde que tinha cinco anos e etc. Mas quero compartilhar uma coisa que aprendi na última semana, com minha cabeleireira, a Mieko, do Jacques Janine Ibirapuera (affe, não sei o sobrenome dela, desculpa, japa! Mas ela é maravilhosa, juro).

Então, toda vez que eu vou lá, eu pergunto: Mi, que xampu eu compro? E toda vez ela diz: “qualquer um, neutro”. (O que não ajuda nada, convenhamos.) E daí dessa vez eu reclamei que tava usando um xampu de volume que estava deixando meu cabelo ressecado e que eu achava que era porque o condicionador não era assim hidratante, sabe como?

E ela disse: “ah, mas aposto que você não deixa o tempo de pausa” (na verdade ela também disse “claro, seu cabelo é cheio de química, sua lôca”. Mas isso não vem ao caso para essa história). E eu disse: não é verdade, eu deixo sim (deixo mesmo, gente, eu passo condicionador, desligo a água – sou ambientalista? – me ensaboo, lavo o rosto, e só aí enxáguo). E ela respondeu: “então aposto que você não sela o cabelo”. E nessa hora eu disse: “Q”. Porque né, realmente, nem sei que que é selar o cabelo.

Então, depois desse blá blá blá todo, aqui está a ma-ra-vi-lho-sa dica: toda vez que você passar condicionador, tem que esperar os três minutos de pausa. E, durante esses três minutos de pausa, você faz uma massagenzinha nos fios. Sabe que nem eles fazem no salão? Então, isso é pro produto poder penetrar nas cutículas dos fios e agir mais profundamente; logo, hidratar mais. Sacaram?

E ah: o que ela quer dizer com xampu neutro é xampu sem sal. Eu já li opiniões contraditórias sobre isso, então sei lá, não sigo tão ao pé da letra. (Mas não contem pra ela, tá.)

2 Respostas to "Dica express: como lavar os cabelos"

As moças de salão são as melhores ever pra dar dicas! Aprendi a lavar o cabelo (é, eu também… rs!) por meio da dica de uma amiga, que, por sua vez, aprendeu da moça do salão que ela frequenta. A dica, passo a passo:

1. Molhe bem o cabelo (dãr)
2. Pegue pouco xampu. E misture com um pouco d’água. (A dica dizia pra misturar num potinho, mas eu uso tão pouco xampu, que não fazia sentido – ia ficar tudo no pote! Eu faço a mistura na palma da mão, mesmo, esfregando com a outra mão)
3. Aplique a mistura xampu+água nos cabelos, massageando bem.
4. Enxague e repita os passos 2 e 3.
5. Enxague novamente e retire o máximo de água possível dos cabelos.
6. Coloque um pouco do condicionador ou máscara nas mãos. Espalhe bem nelas (pra não ficar aquele montinho concentrado num só ponto da cabeça). Aplique nos cabelos e massageie bem.
7. Deixe o condicionador ou a máscara agir por alguns minutinhos (eu também não conhecia essa manha da selagem…). Enquanto isso, vá se ensaboando e lavando o resto do corpo. De preferência, com a água desligada.
8. Enxague bem. O corpo inteiro.
9. NÃO seque os cabelos esfregando a toalha no couro todo. Tem que ser à base das batidinhas.

Tcha-rããããm!
E foi assim que aprendi a lavar os cabelos também. Não sei se tem a ver, mas depois que comecei a fazer assim (isso já tem alguns anos), meu cabelo mantém o perfume por muito mais tempo (é comum até ouvir elogios a esse respeito – e olhe que eu costumo usar Seda ou Dove, simplérrimos). Vale a pena testar!

Ah, e outra coisa: minha-amiga-disse-que-a-moça-do-salão-falou que não pode simplesmente misturar o frasco inteiro do xampu com água, viu? A misturinha tem que ser feita na hora. Mandinga braba.

Oi, Re!

Amei a dica – eu já faço quase tudo isso, menos o truque de misturar água no xampu, vou tentar!
Bjs!
Lau

Deixe um comentário

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 17 outros seguidores

Atualizações Twitter

